A cigarrinha das raízes (Mahanarva fimbriolata) pode tomar diversas gramíneas como hospedeiras, como arroz, cana-de-açúcar, milho, sorgo e forrageiras
Os machos possuem cor avermelhada e as fêmeas cor marrom avermelhada. A fêmea fica localizada dentro da bainha seca da planta ou no chão, próximo ao caule.
A cigarrinha está entre o grupo de insetos que mais causam danos às lavouras de cana-de-açúcar. Esses danos são causados pela perda de produção. As raízes ficam danificadas e sua presença pode ser reconhecida pela formação de espuma branca localizada na base da planta. A sucção de seiva das raízes causa distúrbios na fisiologia vegetal, dificultando a transferência de água e nutrientes, ocasionada pela desidratação do floema e do xilema, que aumenta o teor de fibras.
O maior dano é causado pelos adultos, que transmitem toxinas causando queima das folhas ao sugar a seiva da planta. Os sintomas mais comuns são listras amarelas nas folhas, enrolamento das bordas e murcha. Na cana, causam a redução do peso e açúcar sendo um problema sério para a indústria.
O controle pode ser feito com químico, utilizando pulverização com inseticidas registrados, específicos e seletivos contra inimigos naturais.
O fungo Metarhizium anisopliae conhecido como fungo verde, tem capacidade de infectar ninfas e adultos das cigarrinhas, agindo de forma eficiente no combate a essa praga. Portanto, a utilização de Bacismatch Folha (composto por Beauveria bassiana, Metarhizium anisopliae, Trichoderma harsianum, Bacillus subtilis, velezensis e thuringiensi) para controle de cigarrinha das raízes, é o tratamento com biotecnologia mais eficiente existente no mercado, o produto age combatendo o inseto juntamente a inúmeras pragas e doenças da folha, dando mais produtividade, maior vigor e mais qualidade na cultura, sem ocasionar problemas ambientais, intoxicação humana e atuando no campo por períodos de curto, médio e longo prazo.
(Adquira Bacismatch Folha para o combate de cigarrinha das raízes em sua lavoura)

