Grilinho verde ou cigarrinha verde (Empoasca kraemeri), é uma espécie fitófaga amplamente encontrada em regiões tropicais e subtropicais do mundo. Esta espécie está associada a diversas culturas agrícolas, onde se estabelecem devido à oferta de alimentos e condições favoráveis de desenvolvimento.
Culturas: Algodão, Amendoim, Batata, Ervilha, Feijão, Feijão-vagem, Mamão, Pinhão-manso, Soja.
O ciclo de vida das cigarrinhas-verdes passam por 3 estados de desenvolvimento: ovo, ninfa e adulto.

1 – Ovos

Os ovos do grilinho verde (Empoasca kraemeri) são depositados no tecido foliar, de preferência junto a nervura principal na parte inferior da folha, ou junto ao ponto de inserção do pecíolo.
O ovo do grilinho verde tem uma forma cilíndrica, um pouco curvado, ligeiramente mais largo e arredondado na parte posterior e mais afilado. Os ovos são esbranquiçados e tem dimensões reduzidas, medem em média 0,6 mm de comprimento e 0,3 mm de largura sendo de difícil observação.
2- Ninfas

Antes de passar ao estado adulto, o grilinho verde tem cinco estágios ninfais. No primeiro, a ninfa é incolor e vai adquirindo gradualmente tons verde-amarelados nos estágios seguintes, as ninfas caracterizam-se por apresentarem deslocamento lateral quando incomodadas e permanecem na parte inferior da folha.
São insetos hemimetabólicos, por isso, as ninfas são semelhantes ao adulto, aumentam gradualmente de tamanho.
Apresentam um abdómen alongado e cilíndrico-cónico, corpo alongado entre 0,7 – 0,9 mm com antenas compridas, mas inferiores ao tamanho do corpo.
3- Adultos

No estado adulto, os grilinhos verde apresentam uma cor verde clara tendendo ao amarelo, medem entre 2,8 mm e 3,2 mm.
Enquanto suga a seiva, a cigarrinha injeta compostos tóxicos que podem bloquear o floema, impedindo que água e nutrientes cheguem a algumas partes da folha.
Por se tratar de uma praga polífaga, ela pode permanecer na lavoura entre cultivos. Isso acontece principalmente se houver plantas remanescentes (tiguera) ou plantas daninhas hospedeiras.
Como fazer o controle do grilinho verde?
Várias estratégias de manejo podem e devem ser adotadas para controlar a população de grilinho verde (Empoasca kraemeri), clique aqui e controle os grilinhos verde em suas culturas.